tilápia e purê

Já há algumas semanas que minha rotina de segunda-feira tem abrigado um prato que combina muito bem e me deixa mais feliz.

Eu gosto de cozinhar bebendo alguma coisa, quando é minha tilápia bebo vinho, o custo-benefício é altíssimo, quase tenho que tomar em copinho de xarope pra não exagerar, fico tonta muito fácil, imagina a bagunça. Mas, verdade seja dita, minha comida sempre fica mais gostosa quando estou tonta durante o preparo, pode ser que seja só pra mim, pode ser pra todos, depois vou perguntar.

Ingredientes

  • 1 filé de tilápia
  • 1 batata grande
  • 1 limão
  • Cebola e alho, sem limites
  • Tiquinho de leite
  • Tiquinho de manteiga
  • Tiquinho de azeite

Vamos ser inteligentes e começar pelas coisas que demoram, então coloque uma água pra ferver. Nela vamos cozinhar batatas, bote um pouco de sal na água, sei que colocar depois dá certo, mas já dizia minha mãe, fica diferente, cada etapa tem que ter seu próprio sal, não discuta; pegue o filé de tilápia que você deixou descongelando na geladeira desde hoje de manhã, respeite a memória desse peixe, você não vai fazer uma tilápia malfeita, coloque num recipiente e esprema um belo limão, sabe escolher limão?, casca lisa e cor bonita, vai ter bastante suco, enfim, esprema o limão por todo o filé.

Agora vamos começar a usar a faca, nisso o vinho já está aberto e servido, tome um gole, cuidado com as mãos, descasque a batata, não é um diamante, não precisa ser lapidado até ficar com uma fração do tamanho original, tire apenas a casca, ou esse purê não vai render, corte em pequenos pedaços, como ensinava o Grimble:

– Agora, batatinha querida – disse ele -, se demora vinte minutos para acontecer a mágica de você ficar macia na água fervendo, que tal a gente… – e sacou uma faca de uma gaveta, cortou a batata pela metade e disse: – Agora, querida bat-, e você, querida -ata, vão levar só dez minutos cada uma.

Então, pensou mais um pouco e cortou a meia batata pela metade mais uma vez e disse:
– Cinco minutos.
Cortou novamente e disse:
– Dois minutos e meio.
E pela metade de novo e disse:
– Um minuto e quinze segundos.

Pôs um pouco de água na panela e, quando começou a ferver, colocou os pedaços de batata. Depois de um minuto e quinze segundos, tirou a batata da panela e não estava nem um pouco cozida.

Grimble – Clement Freud

Coloque a batata para cozinhar e pique uns dentes de alho, quanto mais melhor, não vou falar em que estilo picar, tanto faz a essa altura do campeonato, a atenção deve ser toda em não cortar os dedos, e jogue esse alho em cima do filé, vai ficar aí marinando; pegue a cebola e pique também, não preciso repetir, quanto mais melhor, meu purê é assim, cheio de pedacinhos de cebola, crocante, puro de coração, reserve essa cebola picada enquanto avalia se pica mais ou não; agora que a batata ainda está cozinhando e não há mais o que fazer aumente a música, beba mais um gole e dance, torne sua noite bonita como num filme, pratique o joie de vivre, a alegria de viver, perceba o cheiro bom da cozinha agora, não pense tanto na quantidade de louça pra lavar mais tarde.

joie de vivre

Pré-aqueça a airfryer por cinco minutos. Eu vou fazer essa tilápia na airfryer mesmo, não sou um australopithecus, quer maior praticidade, agora retire as batatas e as amasse com um garfo, ou com um amassador de batatas, se estiver cozinhando para uma escola ou uma igreja pentecostal, caso contrário não há motivo para ter um amassador de batatas em casa, por deus, não precisa amassar muito, esse purê é rústico.

Agora tudo acontece, tem que ser multitarefa, tempere essa tilápia com sal, pimenta e um fio de azeite, coloque na airfryer a 200 ºC por cinco minutos, jogue a cebola e a manteiga na panela, logo logo jogue a batata também, sal, um pouquinho de leite, não é pra liquefazer o purê, ele precisa ficar estruturado, vai com calma nesse leite aí, ache um prato e se todos estiverem sujos é a sua curta janela para lavá-los, ou pelo menos um, que pra mim é 50% de todos os meus pratos.

A tilápia acabou de apitar, se estiver do seu agrado tire, senão deixe mais, não exagere no tempo, é um peixe, não um peru, mais uma vez respeite a memória do peixe, tire da airfryer sem quebrar o filé, espero que consiga, dessa vez eu não consegui, sinta o cheiro do purê e alegre-se com sua textura, está pronto. Sirva-se.

Abaixo uma música para ouvir enquanto cozinha.

Deixe um comentário