Depois de política, futebol e religião, o assunto mais polêmico de se discutir – brigar – são as tarefas domésticas. Se o leitor não acredita, recomendo que abra um vídeo qualquer sobre, digamos, dicas de lavagem de roupas, respire três vezes, e entre nos comentários:
Bicarbonato de sódio e vinagre na mesma mistura não faz efeito algum, não lave roupas íntimas na máquina, use sabão hipoalergênico, não use amaciante, use álcool, use desinfetante, ninguém tem tempo de lavar roupa na mão, use sim amaciante, mas pouco, e não coloque direto no dispenser, vai manchar, o dispenser é pra isso mesmo, coloque nele, use sabão líquido, não coloque a mão dentro máquina ligada, você vai levar choque e morrer, não use vinagre, vai entupir o equipamento, vai ficar sem garantia, separe brancas, vermelhas, coloridas, pretas, estampadas, panos de prato, roupas de bebê, toalhas, tapetes, não, tapete não se lava na máquina, vai encher de pêlo, de sujeira, pelo amor de deus, quanta gente porca nos comentários, minha avó me ensinou assim, use sabão de coco, dermatologista indicou, mas não fica com cheiro de vinagre?, não, sai tudinho quando seca, amaciante só endurece a fibra, seque à sombra, ponha no sol para matar fungos, use pouco sabão, use muito sabão para tirar toda a gordura, eu lavo assim desde que me entendo por gente.

Os temas não são exaustivos, é claro, e é possível encontrar esses embates em todo vídeo que tem o propósito de ensinar a cozinhar, a limpar chão, a lavar louça, aliás, o assunto lava-louças compensa? sempre gera um debate acalorado, é terrível de ver, e as panelas, panela de cerâmica, de alumínio, de barro, de ferro, cada uma solta um resíduo que te matará de uma forma diferente, e a tábua de corte, o plástico não é bom para o meio ambiente, a madeira enche de bactérias, o vidro- alguém já usou uma tábua de vidro?, é a coisa mais ridícula que existe, é desconfortável, é escorregadio para a faca, é inseguro, eu odeio tábuas de vidro, especialmente aquelas que têm desenhos de frutas e legumes, tivesse o poder, eu exterminaria todas do mundo.

Infelizmente não pára por aí. As dobradeiras de lençol, e esse assunto é delicado para mim, que amo lençóis com elástico, acho que todos [os lençóis] deveriam ter [elástico], mas não se dobra um lençol com elástico, nesse ponto aqueles de fantasma, lisos, retos, saem na frente, é claro, mas de repente aparece um vídeo de uma ardilosa dona de casa ensinando a técnica de como dobrar lençóis perfeitamente, vai um braço pra um lado, outro pro outro, você piscou um segundo e misteriosamente ela já conseguiu juntar os quatro cantos do tecido, que ficou alinhadinho, e mais misteriosamente ainda, ela agora dobra tudo em um quadrado perfeito, tão perfeito que possui raiz inteira.
Dos lençóis os vídeos seguem para roupas, dobre em rolinhos, ou pendure tudo, ou dobre em três partes e coloque na vertical, como ensina Marie Kondo, uma piada, as roupas não ficam estruturadas na vertical – não pelo tempo necessário, não como deveriam, não quando a gaveta começa a esvaziar, não na vida real. Na vida real, nem roupas, nem lençóis, nem toalhas, panelas, tábuas, louças, nada disso será perfeito ou funcionará exatamente como na internet. E na internet não há consenso sobre nada, porque na vida real também não há, mas na vida real cada um sabe de si, apenas.
Aprender dicas de como fazer tarefas domésticas não está compensando. Dito isso, vou comprar uma camisa de time e começar a discutir futebol.

Deixe um comentário